Ano: 2011
Estúdio: Tezuka Productions
Direção: Kozo Morishita
Duração: 111 minutos
Titúlo original: Tezuka Osamu no Buddha: Akai Sabaku yo! Utsukushiku
Antes de adentrar na resenha sobre a obra, quero avisar que não será feita uma analise padrão, mas uma analíse diferenciada, onde a minha opinião sobre o tema influência diretamente na resenha, deixando a obra em sí quase que em segundo plano, pois darei destaque a mensagem e ao contexto por trás do filme.
Ao lado de sua magnum opus, Phoenix, biografia ficcionada de Osamu Tezuka de Buda , Osamu Tezuka's Buddha Movie 1 - The Red Desert! It's Beautiful é outra de suas grandes obras, onde a ficção se mescla com fatos reais sobre a vida de Buda
Para falar desta obra, primeiro precisamos entender todo o universo em que se desenrola a trama ambientada na índia de aproximadamente 2.500 anos atrás, por volta de 563 a.C.
A Índia é um país asiático que possui uma população de aproximadamente 1,1 bilhão de habitantes. Desse total, cerca de 75% são seguidores da religião hindu. A principal religião da Índia interfere diretamente na estruturação social, uma vez que o hinduísmo divide a sociedade em castas.
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Em um primeiro momento existiam somente quatro tipos de castas na Índia, que eram: os brâmanes (composta por sacerdotes), xatrias (formada por militares), vaixias (constituída por fazendeiros e comerciantes) e a mais baixa, os sudras (pessoas que deveriam servir as castas superiores).
As pessoas que não faziam parte de nenhuma das castas recebiam o nome de párias ou intocáveis. Pessoas excluídas que tinham a incumbência de realizar os mais deploráveis trabalhos, aqueles rejeitados por indivíduos que integrava alguma das castas.
Atualmente, existem cerca de 3 mil castas distintas na Índia. A proliferação do número de castas se deve, principalmente, pelo crescimento populacional e também pelo dinamismo e diversidade das atividades produtivas, promovidas pelo crescimento econômico que o país vem passando nos últimos anos.
Esse sistema tem como principal característica a segregação social, determinando a função das pessoas dentro da sociedade indiana.
Tal segregação resulta em desigualdade social, que é explicada pelo fato de um indivíduo não poder ascender para uma casta superior.
O que mais influênciou o modo de vida da região na época sem dúvidas foi o sistema de castas. Uma vez que um índivuo de determinada casta não pode se envolver com pessoas de outras castas, tanto as superiores quanto as inferiores. O fato de não poder subir ou descer de casta faz com que o indivíduo seja obrigado a aceitar sua condição, pois os que se rebelaram sempre sofriam consequencias mortais e total discriminação social.
Além desse sistema deploravél, a época foi marcada por inúmeras guerras, onde o poder e o orgulho reinavam de maneira agressiva e violenta.
É nesse ambiente que se passa Osamu Tezuka's Buddha Movie 1 - The Red Desert! It's Beautiful.
Este primeiro terço da trilogia cobre os dois primeiros volumes do mangá.
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Depois desse prólogo, são construidas algumas cenas com o intuito de nos ambientarmos com a situação da época. Em seguida começa a preparação da trama sobre a vida de Buda. Ele começa uma criança lutando com ditames sociais, como o rígido sistema de castas, e ditames naturais, tais como a vida e a morte, e que acabam formando os pensamentos dele, até se tornar um homem jovem, deixando para trás sua família, posses e status.
Essa primeira parte da trilogia cobre a infância de Sidarta. O filme começa mostrando a situação politica e social da época ás vesperas do nascimento do principe Sidarta. Logo Sidarta nasce e durante seu crescimento ele vai acumulando questões e criando seu caráter. Existe uma cena que o jovem Sidarta em suas aulas pergunta ao professor o que acontece quando as pessoas morrem.
Sidarta – O que acontece quando morremos?
Professor – É feito um funeral.
Sidarta – Mas o que acontece com nossas almas?
Professor – Estou aqui para ensinar e não para debater.
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Bom, não irei entrar em mais detalhes sobre esse sistema ou sobre crenças religiosas antigas, que infelizmente ainda são seguidas tradicionalmente pela grande maioria da população, pois esse assunto sempre me deixa indignado. Vou tentar me ater apenas a obra em sí.
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O filme é tecnicamente de alta qualidade. Tanto animação quanto direção foram bem produzidas resultanto em cenários belissimos e muito embora o character design dos personagens não sejamexatamente no estilo do mangá, ainda assim possuem uma certa originalidade que lembra muito o traço do mestre e faz com que as obras de Tezuka sejam reconhecidas muitas vezes pelo traço característico. Destaque para as cenas de natureza, onde os cenários amplos e repletos de vida combinam perfeitamente com a trilha sonora.
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Para quem quiser se aprofundar mais na obra, recomendo algumas leituras.
Para finalizar deixo algumas frases:
Frasese de Osho:
“Esqueça essa história de querer entender tudo.
Em vez disso, VIVA,
em vez disso, DIVIRTA-SE!
Não analise, CELEBRE!”
Em vez disso, VIVA,
em vez disso, DIVIRTA-SE!
Não analise, CELEBRE!”
“Sempre que houver alternativas, tenha cuidado. Não opte pelo conveniente, pelo confortável, pelo respeitável, pelo socialmente aceitável, pelo honroso.
Opte pelo que faz o seu coração vibrar. Opte pelo que gostaria de fazer, apesar de todas as consequências.”
Opte pelo que faz o seu coração vibrar. Opte pelo que gostaria de fazer, apesar de todas as consequências.”
“Estou aqui para dizer-lhes algo
que é absolutamente inacreditável:
que vocês são deuses e deusas.
Vocês se esqueceram disso.”
que é absolutamente inacreditável:
que vocês são deuses e deusas.
Vocês se esqueceram disso.”
“Ficar louco de vez em quando é necessidade básica para permanecer são.”
“Torne-se comum e você será extraordinário; tente se tornar extraordinário e você continuará sendo comum.”
“A mesma rocha que bloqueia o caminho poderá funcionar como um degrau.”
Frases de Buda:
“A paz vem de dentro de você mesmo. Não a procure à sua volta.”
“Só há um tempo em que é fundamental despertar. Esse tempo é agora.”
“O que somos é consequência do que pensamos.”
“Não Deseje e não sofra! O desejo é a alma do sofrer.”
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